sexta-feira, 29 de março de 2013

Etapa 1 - Criação da Protagonista

Uma das etapas mais "penosas" do meu trabalho enquanto escritora é descrever a personalidade da personagem principal - protagonista. Quero uma mulher forte e simultaneamente frágil, capaz de aguentar todos os golpes e ao mesmo tempo desabar perante um comentário menos simpático. Corro o risco de parecer inconsistente.
Para ser honesta, procuro criar uma personagem "real". Alguém que por coincidência partilhe características com a figura central de uma obra literária. Tenho tendência para trabalhar com personagens "reais" e cenários fictícios.
Passo bastante tempo a pensar como uma pessoa de carne e osso reagiria a determinada situação. Nestes últimos dias, o dicionário de Língua Portuguesa tornou-se o meu melhor amigo. Começo a aperceber-me do poder das palavras. O grau de intensidade de uma palavra ajuda na descrição de uma personagem e cena. (Não tenho qualquer mérito na descoberta desta técnica. Uma pessoa com vários anos de experiência transmitiu-a numa das suas sessões e achei que aquele conselho ajudar-me-ia a melhorar a minha escrita).
Enquanto escrevo, oiço sempre música. Uma banda sonora escolhida a dedo para a criação da protagonista. Algo que me lembre do amargo/doce, do feliz/triste, do bom/mau. As duas faces da mesma moeda. Quando grande parte das características estão encontradas, só falta limar algumas arestas. Não quero pecar por excesso nem por defeito. Não se trata de perfeição. Apenas quero um esqueleto saudável.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Sentido

Ultimamente tenho pensado no sentido das coisas. Qual é a mensagem que quero transmitir quando escrevo? Qual é a interpretação adequada? Qual a melhor forma de evitar interpretações inadequadas? 
O facto de ter muitas ideias ao mesmo tempo não ajuda a encontrar um sentido exacto. Acabo sempre por perder-me no emaranhado de histórias que crio ou então não consigo passar para o papel tudo o que imagino. 
Sempre escrevi e nunca foi minha intenção ser uma grande escritora (entenda-se por grande escritora alguém que ganha prémios). Quero que gostem do que escrevo. Que se apaixonem pelas minhas histórias. Que se identifiquem com as minhas personagens. Que acompanhem as viagens que fazem e que percorram os mesmos caminhos (talvez) com o mesmo objectivo. Quero que sorriam e chorem ao descobrir a verdade. Quero que as desprezem ou que as amem. Quero despertar-vos o espírito criativo. Quero que me insultem se for caso para isso. Quero que me aplaudam se acharem que mereço. Quero que continuem as minhas histórias, provavelmente alterando o rumo que lhes dei. Quero que dêem uma oportunidade aos clichés. Quero que deixem de pensar que a originalidade é o único factor apreciável num escritor. 
Um escritor sem público não é nada.